Dottie

Tava aqui triste por causa do acidente. Passei um dia pesado vendo o noticiario na tv, não entendendo um montão de coisas: por que isso aconteceu, de quem é a culpa, o que fez aquelas pessoas estarem juntas no avião.. enfim, questões que só aparecem nesses momentos chatos.

Precisava melhorar. Precisava encontrar alguma coisa que me trouxesse um pouco de paz interna. Como Dorothy Parker, pra mim,  é uma enorme fonte de luz, paz, alegria, diversão e de sentimentos bons; passei momentos deliciosos e revigorantes pesquisando sobre ela na net.

Conheci essa autora americana há exatos 20 anos quando lí uma coletânea de seus contos traduzidos pelo Rui Castro (Big Loira e outas Histórias de Nova York). Me apaixonei desde o primeiro parágrafo do primeiro conto. Digo sempre que quando você lê um conto da Dottie morre de rir com as situações apresentadas mas assim que acaba, entra numa depresão profunda. Ela consegue fazer isso: mostrar como o mundo pode ser cruel, falso, vazio e fútil… 

Dorothy era “amiga de infancia” da Lilian Hellman. No livro “Pentimento”, Lilian dedica um capítulo exclusivo contando de como a Dorothy era engraçada e dependente ao mesmo tempo. Deixa claro que suas tiradas amargas e certeiras eram sua maior característica.

Existem também suas criticas teatrais e poemas. Uma vez ela escreveu sobre uma peça: “Tudo ía muito bem até que a cortina se abriu…” HAHAHA”.

Encontrei esse site com traduções de vários poemas. Destaco esse que mostra bem nosso comportamento quando estamos apaixonados…

Ser Mulher


Por que será que quando estou em Roma
daria tudo para estar em casa na redoma
mas se estou na minha terra americana
minha alma deseja a cidade italiana?

E quando com você, meu amor, meu remédio,
fico espetacularmente cheia de tédio
Mas se você se levantar e me deixar
Grito para você voltar?

3 comentários

  1. Adoro também!!! Engraçado isso, não é, achar pessoas com gostos parecidos, ainda mais quando se trata de alguém tão valiosa mas nem tão conhecida, como Dorothy. O sarcasmo que ela borda seus escritos é de uma realidade ímpar.
    😉

Deixe um comentário

