Argentina é chique

Quatro anos atás eu estive por uma boa temporada, quase quatro meses, na Argentina. Fui participar da gravação de um programa e aproveitei pra viver uma das maiores experiências da minha vida. Foi demais mesmo, até hoje trago um montão de coisas de legais que aprendi e apreendi por lá… mas a maior lição de todas foi: os Argentinos são chiques!

Não estou falando de jeito de se vestir nem capacidade de comprar produtos de marca… essas coisas… estou falando em ser chique por ter estilo e ser extremamente educado em qualquer situação. “Carão” é uma coisa que não existe por lá.

Lembro-me muito bem do diretor geral do programa chegando quase de madrugada ao set de gravação e cumprimentando todo mundo… um a um… não importando a função… com um beijo no rosto. Lá os homens todos se beijam sem medo, demosntrando afeto e respeito. Adorava isso! Qualquer coisa que pedissimos eramos atendidos prontamente e sempre… SEMPRE… havia um sorriso e uma sincera demonstração de interesse e preocupação conosco, os estrangeiros da equipe.

O assunto veio a tona por causa de uma hostória chata que acabou de acontecer. Uma amiga pediu que eu desse uma força para sua enteada que teria de fazer um trabalho de faculdade na Argentina e perguntou se eu poderiaindicar pessoas com as quais ela pudesse netrar em contato por lá. Prontamente eu indiquei algumas pessoas que eu confiava mais, avisei que ela entraira em contato e deixei a coisa rolando sozinha… nem me preocupei. É claro que eles foram muito gentis e a atenderam prontamente… parece que até entrevista com o Maradona haviam conseguido… Pois bem… ontem recebi um email de um desses amigos reclamando que a tal da menina fez o trabalho, veio embora e nem se dignou a dar um telefone agradecendo… sem contar que não compareceram a metade das entrevistas agendadas e nem avisaram que não iam aparecer. Que vergonha.

Fico me perguntando isso: porque Brasileiro tem que ser tão besta… tão blasè? Custava devolver a atenção recebida com um simples MUITO OBRIGADO? Custava dar um pouco de atenção e se mostrar aberto a retribuir o favor recebido? Precisa mais uma vez ressaltar e comprovar a imagem que eles fazem da gente? Macaquito é pouco perto do que eles realmente devem pensar da gente!

Anúncios

4 comentários

  1. Concordo com você. Essa história de rivalidade com os argentinos, é para quem não os conhece de fato. Também os acho elegantes, educados e cultos, além de saberem fazer valer a sua cidadania como nenhum brasileiro sabe. E além do mais, vivem num país lidíssimo, que eu adoro. Bjs. , Marta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s